Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Caneca de Letras

Caneca de Letras

Estados Unidos da América: Até Quando?

Filipe Vaz Correia, 26.05.22

 

 

 

 


Esta terça-feira ocorreu mais um atentado numa escola Americana, neste caso no Texas, levando a vida de mais de 20 pessoas, entre elas 19 crianças com idades entre os 9 e 10 anos.

Um horror sem fim...

O assassino tinha 18 anos e executou sem piedade este massacre.

A pergunta que a todos deve ser posta é:

Até quando?

Cerca de 50 Senadores Republicanos travam as alterações à lei das armas nos Estados Unidos, políticos amarrados a lobbys e interesses que transcendem a vontade do povo Americano.

Este tipo de gente que compõe o Partido Republicano da actualidade é um pequeno retrato da mediocridade em que se transformou o Partido de Colin Powell, George Bush ou Ronald Reagan...

São os mesmos que apoiaram indefectivelmente até ao fim Donald Trump e os seus correligionários, na sua maioria negacionistas, homofóbicos, racistas e misóginos.

Seria interessante ver os Senadores Republicanos terem em relação a este assunto o mesmo vigor que dedicam a censurar livros que falam na temática Gay, a combaterem a política de género ou a tentarem policiar os milhões de úteros de mulheres Americanas.

É este tipo de mundo que se instalou numa certa América, presa a dogmas, avessa à transformação, amarrada a preconceitos e a um tempo de Far-West.

Quanta mais carnificina será necessária para que se altere esta lei?

Quantas mais crianças terão de morrer para algo mudar?

Deixo a arrepiante opinião de Steve Kerr, antigo jogador dos Chicago Bulls e actual treinador dos Golden State Warriors.

Assistam pois mais do que qualquer palavra aqui escrita este testemunho expressa bem fundo o que na realidade todos deveriamos defender.

 

 

Filipe Vaz Correia

 

 

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Filipe Vaz Correia 26.05.2022

    Meu caro Seamisei…
    Não entregarei a minha porque não a tenho mas de facto com esse tipo de discurso preocupará a qualquer pessoa de bom senso que o meu caro amigo tenha uma.
    Quanto à sua visão do Partido Democrata parece-me desfasada da realidade, tal como aquilo que lhe parece ser a metade da América que defende a aberração da lei das armas.
    Diria que está errado aí por uma margem absurda.
    Um abraço
  • Sem imagem de perfil

    Seamisei 27.05.2022

    Tambem nao tenho uma, mas gostava de ter, e que voce tivesse uma tambem. Uma pequena guerra fria para ninguem se exaltar muito. Veja as cenas do proximo capitulo para se confirmar que este massacre poderia ser completamente evitado com forcas de seguranca mais bem treinadas. Em outro plano, repare como foram tratados os Australianos pelo seu governo nestes anos de pandemia, e fica em parte explicado a reluntancia em entregar as armas. Um completo abuso de poder e atropelamento dos direitos dos cidadaos. O Canada, a mesma coisa. O direito constitucional a armas esta la, nao tanto para nos defender-mos uns dos outros mas sim de governos. Os governo que entreguem as suas armas tambem...
    Em relacao ao partido Democrata nao sei como pode afirmar que e uma visao desfasada. Tudo o que mencionei sao factos. As pilhagens e destruicao dos BLM, as novas directivas para crimes inferiores a $800, libertacao de criminosos por procuradores progressistas que saem e matam cidadaos, a vice presidente dos US a fundear a saida dos BLM de prisao preventiva, e os mesmos a voltarem as pilhagens e outros crimes, etc. Sao tudo factos.
    O partido Democrata e que ja nao e o que era, os Republicanos idem aspas e o centro esta completamente perdido. Como disse anteriormente, tambem gostava de ter a minha protecao enquanto os loucos vao a luta e nao se importam de levar tudo com eles...
    Abraco
  • Imagem de perfil

    Filipe Vaz Correia 27.05.2022

    Meu caro Seamisei…
    Afinal o meu caro amigo quer a sua arma para se defender do Governo?
    Correcto?
    Olhe que isso daria um belo resultado, talvez uma guerra civil, ao estilo, tiroteio dos descontentes.
    Quanto às críticas aos Democratas, acredita mesmo que querem, Biden e Kamala, libertar criminosos e renovar pilhagens?
    Tem a noção que o Partido Democrata num contexto europeu seria uma iniciativa liberal ou quanto muito um PSD?
    O contexto Americano é muito diferente do Europeu…
    Um abraço
  • Sem imagem de perfil

    Seamisei 27.05.2022

    Nao amigo, a arma e para me defender a mim e a minha familia. E uma responsabilidade, nao um brinquedo.
    Biden e Kamala simplesmente vao com o que o parece bem no momento, na altura eram as George Floyd, agora e a guerra na Ucrania, amanha outra coisa qualquer, mas a destruicao das intituicoes vai ficando.
    Sim o contexto e bastante diferente dos Europeus, as pessoas tambem, a geografia, etc.
    Quanto a ser melhor, nao sei...
    A velha Europa socialista so consegue ser socialista porque os capitalistas da America pagam as contas da sua defesa, e os mercados vao dando dinheiro. Veja que os US subisdiam a defesa da Europa e nao dao aos seus cidadaos as regalias que os Europeus dao aos seus. Ironico e completamente injusto. Mas enquanto for havendo dinheiro dos outros vai-se brincando aos sistemas politicos. Olhe eu vivo numa destas novas metropoles progressistas Americanas, e e incrivel que so me pedem para pagar e sou a ultima das preocupacoes da lista. Nunca esteve tao mau, e a culpa e de todos menos, de quem manda e pode fazer algo...
  • Imagem de perfil

    Filipe Vaz Correia 27.05.2022

    Meu querido Seamisei…
    Percebo o seu ponto de vista mas discordo dele em alguns pormenores.
    A América pagar pela defesa da Europa aplica-se, no entanto temos de ser honestos e perceber que isso foi um contraponto saído da guerra fria, onde o mundo estava dividido em dois regimes ideológicos e convinha aos Estados Unidos, ao longo do tempo alimentar este tipo de dependência Europeia para manter os seus aliados contra o eixo do mal.
    Quanto aos benefícios que são dados aos cidadãos europeus isso advém de um pensamento, que contrasta com a generalidade do pensamento fundador da América onde o individualismo se sobrepõe a muitos direitos.
    Repare que grande parte do que reclama, e não invalidado que sinta uma injustiça quanto aos impostos que paga, deve ser canalizada por exemplo para gigantes empresariais que no EUA não pagam simplesmente impostos…
    Google, O senhor Musk, o senhor TRUMP, Amazon, Facebook, Coca Cola entre tantos outros que conseguem escapar à tributação Americana sem que nada se faça.
    Onde vive?
    Boston, Nova York, Los Angeles, São Francisco?
    Obrigado pelo seu comentário e nesta diferença se constrói a opinião e a troca de argumentos.
    Um abraço
  • Sem imagem de perfil

    Seamisei 27.05.2022

    Sim verdade, e eu sou realmente mais a favor desse entendimento. A minha responsabilidade pricipal e para com a minha familia e comigo proprio e nao com os outros. Governos mais pequenos e com menos poder permitem a cada uma vida mais realizada e mais prospera a quem quiser fazer por isso. Em relaao as grandes empresas, concordo que tenham de contribuir mais, mas veja o exagero das tributacoes Europeias. E preciso capital para investir, e o estado so pensa em redistribuir para se manter no poder. As grandes empresas tambem trazem empregos e servem de ancora para outros tipos de actividade. Acaba sempre por ser mais benefico no geral.
    Neste momento divido o meu tempo entre Vancouver no Canada e Seattle nos US. Acho que hoje em dia seria completamente impossivel alguma vez considerar San Francisco. Esta relmente muito mau.

    Abraco
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.